Mudanças obrigatórias na noMuMussa vida
Mudanças obrigatórias na noMuMussa vida

Mudanças obrigatórias na nossa vida

Olá queridas, o Outono chegou e as mudanças do nosso dia a dia também, com tudo isso achei que devia partilhar com vocês uma grande mudança que fiz na minha vida, o Coaching. Verdade, das melhores coisas que devemos fazer, aprender a controlar a nossa vida, ajuda-nos a ver e a sentir a vida de uma maneira diferente, com sentimento, mas sem dor, percebem?
Tudo o que tenho estado a aprender não tem sido fácil, não só porque mexe muito com a nossa cabeça, o meu coração, mas também porque uma fibromiálgica tem muita perda de memoria, e para uma pessoa normal era só ouvir, fazer os trabalhos de casa e fazer os exercícios, para mim é ter que escrever basicamente tudo o que ela me diz, para me poder lembrar mais tarde, enfim, a minha coach é uma grande companheira. Deixar de ser aquela que chorava por tudo e por nada, aquela que todos magoavam e eu ainda tinha que ter um sorriso na cara e pior ainda, achar que era normal, aquela que estava doente e não se podia queixar, ou até ter um mau dia e não poder comentar porque os problemas dos outros eram bem mais graves e importantes que os meus, pois é queridas é muito lhe lhe lhe na minha vida e já não estava a aguentar, não só não me poder queixar, como também ser o balde do lixo dos outros, em que todos despejavam todas as suas angustias, frustrações, tristezas, amarguras, revoltas, gritos em cima de mim. Foi assim que eu me voltei para o aprender novas maneiras de me proteger, pedi ajuda a minha amiga, acho que ela viu que eu nunca tinha pedido ajuda e realmente estava a entrar na escuridão (obrigada Paula, mil vezes obrigada).
Começar estes exercícios e mudar não tem nada de fácil, muito pelo contrario, se já estamos confusas, então preparem-se para a confusão minhas queridas, se já temos os sentimentos mexidos, então vamos lá ficar com um turbilhão de sentimentos a flor da pele, só porque nada é fácil há há, mexe muito connosco, com os nossos sentimentos, e até com a nossa personalidade.
Primeiro:
Aprender a dizer NÃO, ui nada fácil, digam lá vocês quantas vezes já vós pediram algo por interesse? Saber dizer não, ajuda-nós a domar, ajuda-nos a ficar focadas nos nossos objectivos e não nos objectivos dos outros, certo? Liliana isso não é ganancia, egoísmo? Não queridas, isso é apenas estar focada em mim, porque na verdade desde pequenos que nos ensinam a ajudar os outros, a dar metade do que temos, ok verdade, mas dar quando se pode, ajudar sempre, mas para que te sintas realizada e não obrigada, percebem? Focadas nos nossos objectivos, focadas no nosso trabalho, na nossa vida, na nossa família, nas nossas amizades verdadeiras, porque o resto não interessa.Aprendam desde já, muitas vezes vamos ter que dizer não, não, a pedidos injustos que muitas vezes nós fazem sentir mal, que não tem nada a ver connosco ou até que acaba por prejudicar alguém e por muito que nós custe, se for para o nosso bem teremos de o dizer. Nem sempre vamos ficar com uma boa sensação, vai parecer até que estamos a trair ou a tratar mal a quem nos esta a pedir, mas vamos acabar por se aperceber que isso não nós trará nada de bom, e com o tempo vai ficando mecanizado, queridas não me julguem, não estou a dizer que se alguém nos pedir ajuda para dizermos que não, estou a diz para dizermos não as pessoas tóxicas que temos a nossa volta. Isso leva-nos a lição n:2, lição muito dura esta. Querer que os outros gostem de nós. Muito difícil, acho que todas temos medo que alguém não goste de nós, mudar é difícil, eu digo-vós, isso força-nos, obriga-nos a gostar de nós, de mim, da minha pessoa, e é mais fácil elogiarmos o outro do que a nós, é mais fácil a roupa do outro ser mais gira do que a nossa, para isso temos que aprender a gostar mais de nós e a darmos-nos muito mais valor, o que na realidade raramente isso acontece. Tem sido uma luta interna esta de ter de gostar primeiro de mim e só depois dos outros, mas na realidade acho que esta certo esse pensamento, essa aprendizagem porque afinal é como dizem, se eu não gostar de mim como vou conseguir gostar dos outros.
Gostar de toda a gente era o meu lema, fazer amizades (que não eram verdadeiras), e tentar agradar todos, até os que mais me magoavam, nova lição, Desistir de ter pessoas tóxicas ao nosso lado. Mas afinal o que são pessoas tóxicas? Pessoas tóxicas podem ser amigos, família, vizinhos, colegas de trabalho, enfim, são aquelas pessoas que despejam todo o seu lixo emocional em cima de nos.
São pessoas que gostam que tenhamos pena delas, as coitadinhas, aquelas que os seus problemas são mais graves e importantes que os nossos, aquelas que acham que podem vir sugar-nos a nossa energia com tanta negatividade que trazem numa conversa maldosa. Pensem lá comigo, quantas vezes uma dessas amigas vem ter consigo e leva quase duas horas despejando o lixo em cima de si e quando ela vai embora você ainda consegue ter energia??
A Paula ensinou-me que nos somos parte de 5 pessoas que estão na nossa vida diariamente, então imaginem nós rodeadas por 5 pessoas tóxicas??? é assim que vai querer ser? É essa energia que quer acordar, ou acabar o seu dia?
Desapeguem queridas, desapeguem daqueles que nós querem mal, desapeguem daqueles que nós fazem mal, daqueles que falam mal de nos, desapeguem, fora, vão ver como vão andar mais leves, ter energia mais positiva, como vão sorrir mais.V amos deixar fluir e deixar que a vida nos traga coisas boas ao desapegarmos das más, essa foi uma das lições mais importantes que eu tive e das mais difíceis.
Sinto-me diferente, mais esperançosa com a vida, com uma esperança positiva que o amanhã ainda vai ser melhor do que o hoje.
Poder organizar a minha vida com mais clareza, mais motivação, sendo mais positiva e objectiva foi das melhores coisas que tenho aprendido, por isso, não tenham medo de pedir ajuda, eu fiz e não senti vergonha, ou me senti menos, senti-me bem ao saber que alguém teve o dom de conseguir juntar todos os caquinhos do meu coração e o meu coração esta a ficar caladinho, pode não ter o mesmo aspecto, mas tem muito mais valor. Obrigada Coach.
Beijocas cor de rosa
Liliana